quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Reflexão


MEDITE: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  Rm 8:28

Como é importante relembrarmos situações passadas, sejam elas boas ou ruins, geralmente relembramos mais as boas e tentamos esquecer definitivamente as ruins. Você já percebeu que nós mesmos vamos acrescentando as novas experiências os padrões frequenciais que temos alimentado, mesmo inconscientes disso, durante toda a nossa existência. Na compreensão desses fatos, entendemos que os níveis de nossa consciência podem se abalar com aquilo que armazenamos neles que de certa forma servirão para prevenir ou eliminar as dificuldades e os conflitos de nossas vidas.
Neste relembrar descobriremos que a vida é cercada de altos e baixos, em determinado momento estamos no auge do sucesso, no bem bom, mas em outros momentos é a depressão, a angustia, a dor e  o sofrimento que nos laçam e nos mostram como incapazes somos. Quando vivemos os momentos altos da vida, temos a tendência também de nos afastarmos de Deus, julgamo-nos auto-suficientes, capazes de fazer tudo, o bom e o melhor. Nos momentos de depressão corremos para perto de Deus, e confessamos nossa incapacidade, nossa insuficiência. Nestes momentos de depressão é difícil entendermos que “Todas as coisas cooperam para o nosso bem, para o bem daqueles que amam à Deus” (Rm 8:28).  A gente chora, ora e espera. E quanto mais choramos, oramos e esperamos mais a situação piora, a vida se torna madrasta, e, sofremos mais ainda. Choramos mais, oramos mais e na esperança ouvimos novamente: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus, daqueles que são chamados segundo a sua vontade”.
“O contexto geral de Rm 8:28 é um em que Paulo trata do viver pelo poder do Espírito em meio ao sofrimento e a dor. Paulo não era indiferente ao sofrimento. Suas várias experiências de morte, açoitamentos, prisões e perseguições foram suficientes para erradicar qualquer ingenuidade que pudesse se ocultar em seu coração. No contexto imediato, dentro do próprio versículo, Paulo expressa os pré-requisitos para o que é “bom” ou “bem” acontecer: “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28). Paulo não está dando esta promessa para todas as pessoas, mas apenas para aqueles “que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” 
Quando lemos Rm 8:28 em seu contexto, nós podemos dar uma resposta positiva à questão da dor e do sofrimento no mundo. Não vemos nada de bom na miséria e nos desastres deste mundo, mas este mundo não é toda a realidade que existe. Há um “até então...”. Há um lugar além do horizonte do qual nossos sentidos podem apreender, e é mais real e mais duradouro do que o que experimentamos nesta casca mortal.
Deus está usando o presente, até mesmo um presente miserável, para nos conformar à imagem do seu Filho. Se definirmos o que é “bom” como apenas o que podemos ver nesta vida, então perdemos a mensagem deste texto. Pois, como Paulo havia dito antes no mesmo capítulo, “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18). Os cristãos tendem a deturpar o sentido de textos como Rm 8:28. Se nossas vidas forem confortáveis, se tivermos riquezas, boa saúde, então, está tudo bem. Mas, este não era o “bem” que Paulo tinha em mente, e este não é o alvo da vida cristã.”
“As coisas ruins que nos acontecem marcam profundamente nossas vidas, redirecionam nosso estilo de viver, fazem-nos refletir sobre o bem e o mal e, como no caso do sofrimento abrem a fresta que descortina diante de nós a misericórdia de Deus.”

PENSE: Há dois tipos de pessoas: as que têm medo de perder Deus e as que têm medo de O encontrar. (Pascal)

ORE: Senhor! Ajuda-me a entender que todas as coisas cooperam para que a cada dia tenha esperança de viver eternamente Contigo. Ajuda-nos a ver nos atos diários a Tua misericórdia e o Teu amor. Em nome de Jesus. Amém!
Com Carinho!
(Rev. Ashbell Simonton Rédua)
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil