quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Características de Filadélfia.

Os crentes de Filadélfia amam os irmãos.
Não é em vão que o termo significa “amor fraterno”. Deus olha para cada um de nós e nos vê cobertos pelo sangue do Seu Filho; e nos ama; e nos recebe; e nos abençoa, mesmo que não mereçamos. Ele tem paciência conosco; Ele nos ensina; Ele nos espera crescer; e não nos olha conforme os nossos defeitos ou idiotices, mas com misericórdia e amor excepcional. Mesmo tendo todo o poder, não nos consome; não desiste de nós; nos protege da destruição do diabo.
E quanto a você – que não é Deus, que não tem poder; que não sabe de todas as coisas; que não pode controlar nada, muito menos a vida de alguém? Qual é a sua postura? Você ama seus irmãos como são; os respeita com a consciência de que, apesar de “defeituosos”, custaram a Jesus o Seu precioso sangue? Você abençoa os irmãos; faz tudo o que está ao seu alcance para que eles cresçam e cheguem, no mínimo, até à estatura em que você próprio se encontra? Você não desiste dos irmãos, apesar de saber que têm defeitos enormes e precisam de cura? Se você procede assim, com certeza, você é Filadélfia!

Os crentes de Filadélfia guardam a Palavra de Deus.
É guardar a Bíblia no coração e não na gaveta. Esse guardar começa com uma metódica e disciplinada memorização de versículos. Precisamos ter um depósito de Logos lá dentro de nós. Em momentos de louvor, nos lembraremos da Palavra para louvar; em momentos de dor, encontraremos o refrigério na Palavra e o Rhema de Deus se fará realidade em nossa vida. Só conhecemos a Deus – e o Propósito, e também o diabo e suas estratégias, e o futuro - se guardamos Sua Palavra; só cremos se guardamos a Palavra; só descansamos em Deus contra circunstâncias e demônios, se guardamos a

Palavra

Quantos versículos da Bíblia você sabe de cor? Você sabe explicar a razão da sua fé; ou o caminho da salvação a um incrédulo; ou os motivos por que escolheu crer em Deus e abandonar os ídolos? Ou você sabe provar que Deus é digno de crédito quanto às Suas promessas para o futuro, baseado no fato de que nenhuma das Suas promessas do passado falharam? Você declara a Palavra positiva de Deus, ainda que as circunstâncias lhe sejam desfavoráveis? Se você é dessa natureza de crente, você é Filadélfia!

Os crentes de Filadélfia não negam o nome do Senhor.
Não estou me referindo aos períodos de duras perseguições (quando milhares realmente negam o Senhor), mas a algo mais simples, que se chama “dia-a-dia do crente”.

Como você se comporta no seu trabalho? Sua integridade é à prova de vigilância do seu superior? Você fala sempre a verdade, ainda que isso signifique perder algo importante? Você fala do Senhor Jesus aos seus amigos descrentes, ao invés de se omitir completamente? Você tem prazer em dizer que é crente, ao invés de se assentar omisso na roda dos escarnecedores? Você diz palavras sadias, pensa com pureza, dá alimento para o seu espírito e mata a carne? Em qualquer circunstância, você se posiciona como crente e procura influenciar ao invés de ser influenciado – ainda que seja criticado ou perseguido? Se você age desta forma, você é Filadélfia!

Características de Laodicéia
.

Tem gente que ainda pensa que ser morno é não falar Aleluia no culto, ou só dizer Amém no final da oração. Vamos crescer, meus irmãos! Morno é o presunçoso, que pensa que já sabe tudo a respeito de Deus, que já tem tudo o que precisa em matéria de fé e de igreja, que já está satisfeito com sua vida cristã, que prega algo que nem sempre vive; que não faz diferença para o mundo. Por acaso é o seu caso? Pois é tempo de arrependimento!

Você pensa que a sua igreja é a melhor de todas? Que você é melhor do que os outros crentes? Que você (ou a sua igreja) é que tem a revelação de Deus para os dias atuais, enquanto os demais são uns pobres coitados, dignos de pena ou desprezo? Que a sua doutrina é a melhor, senão a única? Você ora dando graças porque não é “como os demais”, ao invés de bater no peito clamando a misericórdia de Deus?
Pois se você pensa (e diz) isso, você sim, é miserável, pobre, cego e nu! Você é Laodicéia – a Igreja que vai ser vomitada, caso não mude!

Laodicéia precisa de ouro.
Por toda a Bíblia, ouro tipifica a natureza de Deus. Deus é amor; Laodicéia diz que ama, mas de fato só o que tem é uma religião farisaica que fede aos olhos de Deus. Deus é graça, mas o que Laodicéia mais deseja não é a salvação dos perdidos, mas sim o engrandecimento do seu próprio nome – e o seu crescimento numérico não é fruto de humilhação, mas de soberba.

Laodicéia precisa de vestiduras brancas.
Vestes brancas apontam para a justiça das nossas obras. A Igreja deveria ser o referencial de justiça mais proclamado no mundo; entretanto, quão distante a vemos desse padrão! E sabe por quê? Porque estamos mergulhados num mar de falsidade e mentiras “evangélicas”, rodeados de falsos apóstolos, de falsos profetas, de falsos evangelistas, de falsos pastores, de falsos mestres – interesseiros e interessados em encher o seu próprio ventre de fartura e lazer, enquanto milhares caminham a passos largos para o Inferno!
Sem justiça, a Igreja se apresenta nua diante do Rei e do mundo – e a Bíblia diz que ela será envergonhada por causa disso! Se você não passa de um “maria-vai-com-as-outras”, que fica contente quando vê alguns crentes fazendo o que você tem vontade de fazer de errado, e encontra neles argumentos para proceder também impiedosamente, ao invés de caminhar contrário a eles, você é Laodicéia – e está com as vestes manchadas!


Laodicéia precisa de colírio.
Um colírio ungido, especial, que devolve a visão, é o que precisa todo aquele que “diz” ter revelação de Deus, sem ter. O colírio de Deus nos habilita a ver a Igreja como Ele a vê, e a chorar pela sua condição. Nos capacita a discernir as épocas e a nos posicionar dentro deste tempo que se chama “Hoje”, para cumprirmos o propósito de Deus, ao invés de dormirmos agora o “sono” tranqüilo que só pode dormir aquele que já atingiu o alvo e recebeu o troféu.

E que chance haveria de mudança? - Comprar de Deus algo precioso que Ele está vendendo (e que Filadélfia já adquiriu). O Senhor está insistindo! Se você adquirir o que Ele está vendendo, por certo achará lugar de arrependimento, enquanto é tempo!
Tempo de arrependimento, de confissão de pecados, de jejuns e choro, de mudança de vida! De deixar a falsidade e praticar a vida de Deus com realidade! De buscar a direção de Deus, a invés de pensar que já a temos! De ouvir a voz de Deus, ao invés da nossa própria vontade obstinada e perversa!
De amar os irmãos, de guardar a Palavra e de confessar o Nome!

Filadélfia está preparada, esperando o Senhor a qualquer momento! Seus pés estão na Terra por uma simples questão de lei de gravidade, enquanto que sua mente, seu coração, suas motivações, seus investimentos, seu tesouro, seu prazer, estão no Reino! Laodicéia pensa que já tem tudo e corre perigo! Você quer reinar com Cristo? Pois é tempo de arrependimento e mudança de vida!