sexta-feira, 11 de abril de 2008

O DESAFIO DO PERDÃO


Leitura:
Gênesis 45:1-15

Se perdoardes aos homens as suas ofensas,

também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.

Mateus 6:14


" No calor de uma argumentação, a minha esposa trouxe à questão um perspicaz pensamento teológico. Estávamos a discutir as minhas faltas de um modo bastante vivo quando ela disse:

"Penso que é algo extraordinário o fato de eu te perdoar algumas das coisas que me fizeste!”


O que me fulminou neste comentário foi a sua percepção acentuada da natureza do perdão. Este não é um doce ideal platônico que se espalha no mundo como ar fresco vaporizado por um pulverizador. O perdão é algo dolorosamente difícil, e mesmo depois de se perdoar, a ferida vive na memória. O perdão é um ato antinatural, e a minha esposa estava reclamando essa evidente injustiça.
Uma história de Gênesis captura muito este sentimento. Os irmãos a quem José perdoou, depois de muito lutar, eram os mesmos que o tinham tiranizado, conceberam esquemas para assassiná-lo, e o venderam como escravo. Embora ele acabasse por triunfar sobre a adversidade e quisesse agora perdoar a estes irmãos de todo o coração, ele não conseguia atingir esse ponto não ainda.
Ao ler Gênesis 42 a 45 vejo José dizer: "Penso que é algo extraordinário o fato de eu vos perdoar algumas das coisas que me fizestes!" Quando a graça finalmente irrompeu, o som da mágoa e amor de José ecoou pelo palácio.

Que pranto era aquele?"

Era o som de um homem a perdoar.

Pensamento do dia

SÓ PODEMOS PERDOAR AOS OUTROS QUANDO CRISTO NOS PERDOAR.