terça-feira, 29 de abril de 2008

As Características do Crente Espiritual

As Características do Crente Espiritual

Deseja fazer uma auto-avaliação a fim de comprovar se sua crença cristã está satisfatória?

Responda "Tenho as Características do Crente Espiritual?"

PARA CADA PERGUNTA INDIQUE UMA PONTUAÇÃO DE 0 a 10

( ) 1. Sou espiritual para corrigir um irmão surpreendido em algum delito com espírito de mansidão olhando por mim mesmo, para que eu também não seja tentado, conforme ensina Gálatas 6:1[1] Ez 36.26[2]

( ) 2. O meu primeiro desejo é o de ser santo, antes que ser feliz? – O novo Espírito que Deus me deu se inclina rumo a Deus e para longe do pecado, e por isso desejo agradá-lO, porque os desagrado dos homens nada são para mim! - Rm 12.1[3] - Ez 36.26-27[4] Is 55.8-9[5]

( ) 3. Deus trás Sua disciplina para dentro de minha vida para que eu aprenda a buscar a piedade (vida que agrada a Deus) – a olhar para o meu coração, meus planos e pensamentos e não só para minhas ações e participar de Sua santidade. Hb 12.5-11[6]

( ) 4. Desejo ver a honra de Deus promovida através da minha vida, mesmo que isto signifique que eu próprio deva sofrer desonra ou perda temporária, porque tenho mais interesse na realização de todos os meus deveres espirituais, com o propósito de agradar a Deus e não aos homens. - João 15.16[7]; Fl 2.12-13[8]

( ) 5. Na caminhada com Deus, desejo levar voluntariamente a minha cruz sendo fiel até à morte. (Ap 2.10) Porque transformado obedeço ao Senhor mesmo em meio às adversidades extraordinárias que o mundo impõe quando busco observar o Reino de Deus em 1º lugar. - Mt 5.14-16[9] João 14.15[10] João 17.11[11]

( ) 6. Deus está operando em mim, a fim de me conformar à semelhança da imagem de Cristo: através de pessoas (Pv 27.17)[12], de circunstâncias (Rm 8.28)[13], das disciplinas espirituais, (1 Tm 4.8)[14]; Por isso eu desejo glorifica-lO com minha vida, perseverando nos alvos dEle, e cumprindo os propósitos dEle. Fl 2.12[15]

( ) 7. vejo todas as coisas do ponto de vista de Deus: peso todas as coisas na balança divina, atribuindo o mesmo valor atribuído por Deus, que ama, protege, supre e se importa com todos os seus filhos. - João 17.21[16] Mateus 9.36[17] Sl 145.13-20[18] Mt 6.25-26[19]

( ) 8. Desejo ver outros progredirem às minhas custas. Eu não me julgo auto-suficiente, pelo contrário, sou dependente de Deus e dos irmãos, não sei tudo e não estou acima de todos; quero ver outros cristãos caridosos e piedosos que buscam a Deus acima de mim, e fico feliz quando eles são promovidos e eu sou deixado de lado. João 13.12-17[20]

( ) 9. Faço minhas decisões segundo a eternidade, e não decisões temporais apenas que são dominadas pela filosofia do ter, do consumismo e da "coisificação" da vida. João 15.16[21]

( ) 10. Desejo morrer com retidão antes que viver no erro, sou como uma carta aberta (2 Co 3.2)[22] quando erro respeito a minha consciência, admito estar errado, confesso a Deus e a meu próximo os meus erros. João 15.12-14[23]

____ a soma de todas as perguntas, divido por __10__ = _________

você encontrará o valor da sua avaliação

preparada por Walter Meleschco Carvalho.

Fontes:

A.W.Tozer. Características do Homem Espiritual

Dennis J. Mock. CURSO DE TREINAMENTO BÍBLICO PARA PASTORES E LÍDERES DE IGREJA - MANUAL-RESUMO DO PROGRAMA

Irland Pereira de Azedo. EXCELÊNCIA E INTEGRIDADE: BINÔMIO DO MINISTÉRIO PASTORAL PARA ESTE TEMPO Rio de Janeiro, RJ, 24 a 28 de Março de 2003

Richard Baxter. Sinais de Uma Vida Agradável a Deus.