domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ouvir


27  de Fevereiro

Leitura Bíblica: Isaías 50.4-5
 [O Senhor] desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado (Is 50.4).
 Como, em meio a uma multidão barulhenta, uma mãe ouve quando seu bebê chora – e, dependendo da necessidade dele, todo o ruído “desaparece”? Ela escuta a barulheira, mas só ouve a voz do filho. Escutar só envolve uma interação entre a vibração do ar e o aparelho auditivo; já ouvir depende de dar atenção, decodificar, interpretar, avaliar e reagir. E ouvir como quem está aprendendo envolve pelo menos mais três aspectos fundamentais:
 1)      dar atenção prioritária, para entender exatamente o que é transmitido;
2)     receptividade, para aceitar que não sei, e reconhecer a fonte da informação e;
3)     disposição de aplicar o que aprender, pois de nada vale ficar só no plano teórico.
 No texto de hoje, o profeta Isaías mostra que é preciso ouvir e aprender do Senhor. Deus falou à humanidade de muitas formas, mas Jesus Cristo é a expressão completa da Divindade. Só que ele, após a ressurreição, subiu aos céus e ainda não voltou. Como então Deus fala conosco hoje?
Ao subir para o Pai, Jesus enviou o Espírito Santo, e por meio dele o Deus trino habita em quem conhece os seus mandamentos e os pratica. Este será amado por Deus e Jesus se revelará a ele (Jô 14.21). Sou testemunha de que Deus tem falado comigo e me ensinado de muitas maneiras: pela leitura criteriosa da Bíblia, por certas mensagens ouvidas ou lidas, pelo conselho de amigos, pela repreensão de alguém que me ama, e até por bronca de gente que nem tem relacionamento com o Senhor (que eu saiba). Mas em todas as essas vezes, estou certo de que o Espírito usou esses meios para falar comigo e me ensinar.
 É preciso atenção para perceber a voz de Deus, mesmo nas pequenas coisas, e orar por discernimento para não se distanciar com qualquer outra voz. E então, dar atenção, ouvir com receptividade e tratar de aplicar aquilo que Deus ensinou... ou continuar no meu erro.
Não basta ouvir, é preciso fazê-lo como quem está aprendendo.
Fonte: Pão Diário: o livro das leituras devocionais diárias, n°. 14/coordenador do comitê editorial Roland Kober. São Paulo: Rádio Trans Mundial, 2011.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que é religião?


Não falarei em "relicare" em templos, cabanas ou casas.
Nosso corpo é templo. Se religados feito lâmpadas a energia, feito pavio ao combustível...
melhor estaremos!
Nosso culto é diário e transmitido em ações...ô tarefa árdua!
Parece muito fácil ir a reuniões e debater. Praticar é um desafio!

"Só é derrotado quem tenta!"
"O cair é do homem..."
Sê fiel até a morte!

Oração

Senhor...
Determine em mim a verdade.Ensina-me servir-te em verdade...Sou uma espécie em extinção...querendo santidade nesse mundo cão.Ah meu bondoso Pai...Querido e amado Jeova...perdoa-me por tantas vezes determinar o que quero, se tua vontade prevalece em minha vida...Ajuda-me por Jesus Cristo a caminhar...a entender outras pessoas a dar as mãos aos samaritanos...a amar o teu amor...Esse que tu sentes por mim...Faz morrer em mim o desejo de parecer maior que sou...Sou pó! Senhor...Faça viver em mim o teu querer...Ensina-me a ser vivificada e glorificar teu nome glorioso sempre!
Agradeço-te em nome de Jesus!