quinta-feira, 25 de junho de 2009

O último pedido de Jacó 

GÊNESIS 47.27-31
Os israelitas ficaram vivendo no Egito, na região de Gosém, onde compraram terras e tiveram muitos filhos. Jacó viveu dezessete anos no Egito, chegando à idade de cento e quarenta e sete anos. Quando sentiu que ia morrer, Jacó mandou chamar o seu filho José e disse: - Se lhe posso pedir um favor, ponha a mão por baixo da minha coxa e jure que será fiel e honesto comigo nisto que vou pedir: não me sepulte no Egito. Quando eu morrer, tire o meu corpo do Egito e me coloque na sepultura dos meus antepassados, a fim de que eu descanse com eles. José respondeu: - Eu farei o que o senhor está pedindo. - Então jure - disse Jacó. José jurou, e aí Jacó se inclinou sobre a cabeceira da cama e orou. 

sábado, 13 de junho de 2009

Reflexão

Gotas Bíblicas

As Aflições de Cristo | Pr. Olavo Feijó

1 Pedro 4:13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Um dos títulos atribuídos a Jesus Cristo é o de servo sofredor. O tema é tão importante, que Pedro considera motivo de regozijo quando o crente chega ao nível de participar dos sofrimentos do Senhor: “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis” (I Pedro 4:13).

A grande moda, recentemente, entre os que se chamam crentes, é a de usufruir das bênçãos do Cristo. Em algumas pregações, ser crente é ter seguro contra desemprego. Em outras, proclamar ser cristão “fecha o corpo” contra todas as doenças. E até, em alguns casos extremos, ser crente é não ser atingido pelo “olho gordo”...

Pedro – como também Paulo e os demais seguidores do Mestre – realisticamente ensinaram que amar a Cristo implica também sofrer “as aflições de Cristo”. Crente que compartilha as “aflições”, vê os necessitados ao redor e sofre. Sabe das perseguições e intercede. Vê-se ameaçado por causa das suas convicções e mantém-se fiel. Ser crente não é viver uma vida cor de rosa. É participar “das aflições de Cristo”.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Reflexão

Em 28 de abril de 1564, um mês antes de morrer, tendo os ministros de Genebra à sua volta, Calvino despede-se; a certa altura ele afirma: a respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu a graça de escrever. Fiz isso do modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes, resisti à tentação e sempre estudei a simplicidade. Nunca escrevi nada com ódio de alguém, mas sempre coloquei fielmente diante de mim o que julguei ser a glória de Deus. [...] Esquecia-me de um ponto: peço-lhes que não façam mudanças, nem inovem. As pessoas muitas vezes pedem novidade. Não que eu queira por minha própria causa, por ambição, a permanência do que estabeleci, e que o povo o conserve sem desejar algo melhor; mas porque as mundanas são perigosas, e às vezes nocivas... João Calvino, Calvin: Textes Choisis par Charles Gagnebin, p. 42-43.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Reflexão

Jesus ensina como orar

LUCAS 11.9-13

Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês encontrarão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!