domingo, 29 de março de 2009

REFLEXÃO

29/3/2009
A Ceia do Senhor
LUCAS 22.14-23

http://1.bp.blogspot.com/_c_4tjjZCjoM/SNm1HS74oVI/AAAAAAAACTA/4JMfW9XV8d8/s400/santa+ceia.bmp
Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e lhes disse: - Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! Pois eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus. Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: - Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: - Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: - Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês. Mas vejam: o traidor está aqui sentado comigo à mesa! Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como Deus já resolveu. Mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Então os apóstolos começaram a perguntar uns aos outros quem seria o traidor.

quarta-feira, 25 de março de 2009

REFLEXÃO

25/3/2009

A vinda do Filho do Homem

LUCAS 21.25-33
E Jesus continuou: - Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.

A lição da figueira
Em seguida Jesus fez esta comparação: - Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês vêem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos o s que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

terça-feira, 17 de março de 2009

REFLEXÃO

esus entra em Jerusalém
LUCAS 19.28-40


Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. Quando iam chegando aos povoados de Betfagé e Betânia, que ficam perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: - Vão até o povoado ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele. Eles foram e fizeram tudo como Jesus tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: - Por que é que vocês estão desamarrando o animal? Eles responderam: - O Mestre precisa dele. Então eles levaram o jumentinho para Jesus, puseram as suas capas sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. Conforme ele ia passando, o povo estendia as suas capas no caminho. Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, u ma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto. Eles diziam: - Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus! Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: - Mestre, mande que os seus seguidores calem a boca! Jesus respondeu: - Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão!

sexta-feira, 13 de março de 2009

REFLEXÃO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrFNpczDGdY9IT2yl3wjv2kZpwQkHj9NnZeZF9V-Zeoya5OvzI78ez11o05L07PHeyUzSPKti97gDEKOUnnkesLXdc4PEDOeo_asoE1pcvk6YH8AsDt4Wo17lnbHojErAqIco4vHC7RyM/s400/zaqueu2.gif
Jesus e Zaqueu
LUCAS 19.1-10

Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: - Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

quarta-feira, 11 de março de 2009

REFLEXÃO

Jesus anuncia outra vez a sua
morte e a sua ressurreição

LUCAS 18.31-34
Jesus levou os doze discípulos para um lado e disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde
vai acontecer tudo o que os profetas escreveram
sobre o Filho do Homem. Ele será entregue aos
não-judeus, e estes vão zombar dele, insultá-lo,
cuspir nele e bater nele; e depois o matarão.
Mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os discípulos
não entenderam nada do que Jesus disse. O que
essas palavras queriam dizer estava escondido deles,
e eles não sabiam do que Jesus estava falando.

terça-feira, 10 de março de 2009

Mensagem

Angústia e louvor
SALMOS 22.1-6,13-19

Salmo de Davi. Ao regente do coro 
com a melodia de "A Corça da Manhã".


Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro? Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel. Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste. Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram desiludidos. Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam.

Como leões, abrem a boca, rugem e se atiram contra mim. Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão. Todos os meus ossos estão fora do lugar; o meu coração é como cera derretida. A minha garganta está seca como o pó, e a minha língua grud a no céu da boca. Tu me deixaste como morto no chão. Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mãos e os meus pés. Todos os meus ossos podem ser contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que vêem. Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica. Ó SENHOR Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer.